Rua General Valadão, 146 - Centro - Itabaiana/SE - CEP: 49500-256
ÁREA DO CLIENTE

Informativos

ABRIL AZUL

05 de Novembro, 2020

4_b3d1d1b347efb9ee48a0.png

No Mês de abril, se dá início ao Abril Azul, que visa à luta pelos que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 e objetiva informar a população e assim, reduzir a discriminação e o preconceito.

 

Esses são uns dos grandes problemas enfrentados pelos autistas e suas famílias. Muitas pessoas não buscam orientação ou um entendimento maior sobre o que é o Autismo, mesmo sendo relativamente comum.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico. Porém, há uma discrepância de dados ao tentar fazer uma estimativa de quantas crianças seriam autistas no país. Isso porque há uma dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Assim, existem instrumentos que auxiliam o diagnóstico, como a escala CARS (sigla em inglês para Escala de Avaliação de Autismo Infantil) e a entrevista ADI-R (sigla em inglês para Diagnóstico de Autismo Validado por Entrevista).

É errado dizer que o autismo é um problema psicológico. O transtorno se inicia durante a gravidez, entretanto, só é diagnosticado nos primeiros três anos da criança. Além disso, existem graus de autismo, que ainda não é possível identificar por diagnóstico laboratorial. Para descobrir o transtorno, é preciso observar.

Desse modo, estar atento ao comportamento da criança, que pode desenvolver problemas relacionados à linguagem, a interação social e comportamentos repetitivos.

Apesar de não haver cura, através de terapias, medicamentos e muito amor é possível proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Inegavelmente, é de suma importância a sensibilização das pessoas quanto à neurodiversidade, praticando a tolerância, flexibilidade e compaixão. Além disso, a informação pode ajudar a ter uma intervenção ainda mais precoce e fazer com que esse seja um processo mais natural.

Fonte: https://blog.conexasaude.com.br/autismo/

 

Outras Notícias

26
Jan

CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

19
Out

PROGRAMA BRASIL MAIS

28
Jul

NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS