Rua General Valadão, 146 - Centro - Itabaiana/SE - CEP: 49500-256
ÁREA DO CLIENTE

Informativos

MAIO VERMELHO

05 de Novembro, 2020

5_33bdc0554e2cd3424cae23dfa8.png

O mês de maio, é dedicado para conscientização, prevenção e luta contra o câncer de boca, conscientizando a população e enfatizando a sua gravidade.

O câncer bucal é uma neoplasia maligna, caracterizada pela presença de lesões na cavidade oral ou no lábio que não cicatrizam por mais de 15 dias, placas/manchas brancas ou vermelhas, que podem acometer região da língua, gengivas, palato e mucosa jugal, nódulos no pescoço ou rouquidão persistente, sendo, considerado um dos problemas de saúde pública no Brasil, devido à alta incidência de mortalidade e impacto na saúde do indivíduo no que se refere ao desconforto, dor, limitações funcionais e mastigatórias, podendo em alguns casos levar à deformidade facial.

De acordo com a avaliação do INCA (2020), estima-se que há em torno de 11.200 novos casos de câncer de cavidade oral no Brasil, com prevalência do sexo masculino. Não havendo um fator causal direto, a doença pode desenvolver-se a partir do consumo do tabaco, sendo atualmente uma das principais causas, associado ao uso excessivo de álcool, medicações, predisposição genética, hábitos alimentares insalubres, exposição solar exacerbada, infecções virais (HPV), entre outras.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença, porém, sabe-se que as manifestações iniciais na maioria dos casos não apresentam sintomatologia dolorosa. O cirurgião-dentista deve estar atento ao exame intra-oral, afim de diagnosticar possíveis lesões, o prognóstico da patologia dependerá do estágio, grau e localização em que for detectado, os principais tratamentos disponíveis são: radioterapia, quimioterapia ou a cirurgia para a remoção total do tumor.

O mês de maio também possui a intenção  de levantar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite.

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). As hepatites A e E são normalmente causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem são: icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vômito e dor abdominal.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais. No Brasil, os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se ela tiver mais de 40 anos, é importante fazer o teste de hepatite C, pois a pessoa pode ter sido exposta ao vírus durante a juventude.

Fonte: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/colunista-odontologia-maio-vermelho-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-bucal

Outras Notícias

26
Jan

CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

19
Out

PROGRAMA BRASIL MAIS

28
Jul

NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS