Rua General Valadão, 146 - Centro - Itabaiana/SE - CEP: 49500-256
ÁREA DO CLIENTE

Informativos

DEZEMBRO VERMELHO/LARANJA

05 de Novembro, 2020

12_1abec67a48bd50e8544a6e4.png

O mês de Dezembro  traz as cores Laranja e Vermelho. Trabalham, respectivamente, com a prevenção e conscientização da população contra o câncer de pele e à AIDS.

Dezembro Laranja:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro Laranja em 2014 com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Neste ano, a campanha possui o tema “Se exponha, mas não se queime” e abordará as formas de prevenção do câncer de pele, quando há exposição excessiva ao sol sem proteção.

O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.

Dezembro Vermelho:

O mês de dezembro também é dedicado a prevenção ao HIV/Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.

O que é AIDS? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.

Entre os sintomas estão fraqueza, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.

Para evitar o vírus é necessário:
– Utilizar camisinha durante a relação sexual;
– Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;
– Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;
– Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;
– Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.

Fonte: https://www.hsfamericana.com.br/index.php/dezembro-laranja-e-vermelho-incentiva-a-prevencao-ao-cancer-de-pele-e-a-aids/

Outras Notícias

26
Jan

CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

19
Out

PROGRAMA BRASIL MAIS

28
Jul

NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS